Como proteger o celular de vírus

Em uma postagem anterior demonstramos que celular precisa de antivírus, independente se o aparelho roda Android ou iOS. Hoje vamos apresentar dicas de como proteger o celular de vírus e evitar que você tenha prejuízos financeiros e/ou seus dados pessoais violados.

Felizmente alguns cuidados básicos são suficientes para evitar a grande maioria das infecções de malwares em celulares e o melhor, sem custo nenhum para o usuário, confira as dicas abaixo.

Como proteger o celular de vírus

3 dicas para proteger o celular de vírus

De forma resumida, podemos destacar as principais medidas de segurança para evitar e proteger o celular de vírus os seguintes procedimentos:

  • Utilizar um bom antivírus no aparelho celular seja ele Android ou iOS
  • Instalar apenas aplicativos a partir da loja oficial, Google Play no Android e App Store no iOS
  • Mantenha o sistema operacional do celular atualizado

Instalar antivírus no celular

Kaspersky e BitDefender foram eleitos nos testes mais recentes os melhores aplicativos de antivírus para Android, ambos possuem versões gratuitas e são muito eficientes para proteger o celular de vírus e também para remover vírus do celular quando o equipamento já está infectado.

Procure pelo nome do antivírus que preferir na loja de aplicativos e faça a instalação, tenha o hábito de manter o aplicativo atualizado e fazer verificações regulares, além de uma verificação inicial assim que instalado.

Testes com referência na avaliação internacional do instituto AV-Test.

Instalação de aplicativos a partir da loja oficial do sistema

Existem uma série de testes que um aplicativo precisa ser submetido antes de estar disponível nas lojas oficiais do Google ou da Apple, entre eles testes de vírus e outros tipos de malwares.

Nesse ponto o iOS é mais seguro, pois é impossível instalar um aplicativo no iPhone fora da App Store, sem fazer modificações não recomendadas no sistema operacional.

Dentro das configurações do Android você consegue facilmente autorizar a instalação de aplicativos a partir de fontes externas e isso pode ser uma fonte de infecção para o aparelho, portanto tenha o cuidado de instalar aplicativos apenas a partir da Google Play.

Já tivemos anteriormente casos de aplicativos infectados por vírus dentro da Google Play, que acabou pegando de surpresa mais de 1 milhão de usuários, isso raramente acontece, por isso a importância da primeira dica, de manter sempre um bom antivírus instalado e atualizado no aparelho.

Mantenha o sistema operacional atualizado

Os desenvolvedores trabalham constantemente para encontrar e corrigir brechas de segurança, que são aplicadas através das atualizações de sistema operacional no aparelho.

Tenha a atenção de sempre manter a última versão disponível instalada no seu celular, diminuindo a chance de malware qualquer explorar uma brecha já identificada e corrigida nas atualizações do sistema.

Considerações finais para evitar vírus no celular

Atenção é sempre muito importante, evite clicar em links suspeitos em redes sociais e e-mails, além de mensagens distribuídas em aplicativos como o WhatsApp.

Mantenha sempre um backup atualizado das suas informações em um dispositivo externo, como um cartão de memória por exemplo, em último caso você sempre tem a opção de restaurar as configurações de fábrica e eliminar suspeitas de infecções no aparelho.

Essas foram as dicas de como proteger o celular de vírus, dúvidas? Utilize os comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oferta final do melhor antivírus pago de 2024: Kaspersky Internet Security

Proteção máxima para PCs com Windows, Mac e smartphones Android. Aproveite desconto de até 50%*

*50% de desconto na versão mais completa, Kaspersky Total Security. As versões Kaspersky Antivírus e Kaspersky Internet Security oferecem desconto de até 40%.
CLIQUE AQUI PARA APROVEITAR
Não quero desconto, recusar oferta final.
Rolar para cima